Cirurgia de próstata a laser
Cirurgia de próstata a laser (ENUCLEAÇÃO/GREEN LIGTH)
Um dos procedimentos inovadores e com resultados positivos é a cirurgia de próstata a laser para tratar a Hiperplasia Benigna da Próstata (HPB). Essa técnica tem se mostrado cada vez mais segura e eficaz, pois nesse tipo de abordagem não há a necessidade de incisões.
Além disso, a cirurgia a laser permite ao paciente maior rapidez em sua recuperação, diminuindo o tempo de internação e possibilitando o regresso do paciente às suas atividades cotidianas em um curto período.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, 50% dos homens acima dos 50 anos terão a hiperplasia benigna da próstata. Essa doença se caracteriza pelo aumento da próstata de forma a causar a obstrução do canal urinário, levando o paciente a ter diversos sintomas urinários como:
- Jato fraco durante a micção;
- Esforço para urinar;
- Esforço miccional;
- Sensação de que a bexiga não foi completamente esvaziada;
- Gotejamento ao final da micção;
- Necessidade de urinar várias vezes ao longo da noite;
Quais os procedimentos a laser para tratar a hiperplasia benigna da próstata?
Atualmente, um dos métodos utilizados para cirurgia de próstata a laser é o de enucleação prostática com laser Holmium (HoLEP – Holmium laser enucleation of prostate). Nesse procedimento é introduzido, via canal da urina, um dispositivo com uma fibra a laser, dispensando cortes no abdômen do paciente.
A primeira etapa consiste em fazer a enucleação, ou seja, a separação do adenoma prostático, colocando essas partes dentro da bexiga. A segunda etapa consiste em cortar esses adenomas em tamanhos que possam ser aspirados para fora da bexiga. Então, envia-se as partes retiradas na cirurgia a laser para o laboratório para análise do material (biópsia).
Green Light: Da mesma forma que a HoLEP, a vaporização com Green Light é feita através do canal urinário. Coloca-se o dispositivo a laser através do canal uretral e o aumento da próstata é vaporizado (derretido). Esse procedimento seguro vaporiza com precisão o local devido e, por isso, não lesiona as áreas adjacentes.
Vantagens:
- Tratamento de próstata muito volumosa sem corte;
- Tratamento de pacientes em uso de anticoagulante;
- Menor sangramento;
- Menor dor pós operatório;
- Retirada precoce da sonda;
- Na grande maioria dos casos, o paciente é liberado em até 24h após o procedimento;
- Recuperação rápida;
- Redução de nova cirurgia por HPB. A taxa de recidiva cai para menos de 1% (HoLEP);
A escolha da técnica da cirurgia de próstata a laser mais adequada para cada caso deve ser decidida entre o urologista e o paciente.