Disfunção Erétil
Disfunção Erétil / Impotência Sexual
O que é?
A disfunção erétill (DE) ou impotância sexual é definida como a incapacidade persistente de obter e/ou manter uma ereção peniana o suficiente para a penetração ou para o término do ato sexual satisfatoriamente.
Estudos evidenciaram uma alta prevalência de disfunção erétil em todo o mundo, assim como sua associação direta com o envelhecimento. No Brasil, aproximadamente 45,1% dos homens apresentam algum grau de DE.
A incidência e a prevalência de DE estão associadas á presença de fatores de risco e comorbidades como as doenças cardiovasculares e síndrome metabólica (obesidade, hipertensão arterial, diabetes e colesterol alterado).
Quando o tratamento clínico não funciona ou deixa a desejar, há possibilidade de se indicar o tratamento cirúrgico (implante de prótese peniana).
A prótese peniana é o método mais eficaz para a obtenção de uma ereção artificial em pacientes com disfunção erétil que não respondem ou não toleram outros tratamentos. A prótese peniana já existe há quase 50 anos e evoluiu com melhorias significativas de segurança e desempenho.
Como qualquer procedimento cirúrgico é necessária a avaliação de um profissional especializado e interessado no melhor tratamento para o paciente.