Ltíase Renal - Pedra nos Rins
Litíase Renal - Pedra nos Rins
O que é?
Existem relatos de cálculos renais desde a antiguidade, em múmias egípcias de cerca de 6.000 anos e relatos de cirurgias realizadas na Índia há aproximadamente 3.000 anos. Os cálculos urinários são mais frequentes nos homens do que nas mulheres, acometem indivíduos em todas as faixas etárias, com pico de incidência entre 20 e 40 anos. Aproximadamente 12% dos homens e 5% das mulheres apresentarão sintomas decorrentes de cálculo urinários até os 70 anos. Na maioria dos casos, os cálculos contêm cálcio, mais comumente oxalato de cálcio.
Quais são as causas?
As mudanças no estilo de vida nos últimos anos, caracterizadas pela maior ingesta calórica, de proteínas de origem animal e sódio (sal) e pelo maior sedentarismo levaram a um aumento da obesidade. Esses aspectos, acrescidos da maior capacidade de diagnóstico em virtude do progresso tecnológico, seriam as principais explicações para o aumento da incidência e prevalência da doença. A possibilidade de recorrência é outro aspecto importante. Dentre os pacientes com antecedente de litíase renal, a frequência de recorrência sintomática de cálculo é de aproximadamente 15% no primeiro ano, entre 35% e 40% nos próximos cinco anos e 50% em 10 anos. Fatores dietéticos como ingesta rica em sódio (sal), rica em proteínas de origem animal e baixa ingesta líquida estão também frequentemente associados a formação dos cálculos.
Os cálculos formados no rim podem ter 3 caminhos:
- Permanecer no rim e, com o tempo, aumentar de tamanho.
- Eliminação: O cálculo se desprende do rim e desce pelo ureter (tubo que drena a urina do rim para a bexiga). Nessa ocasião, a pessoa pode apresentar: cólica de rim(que é uma dor de forte intensidade na região lombar), sangramento na urina, vômitos e em algumas situações febre.
- Permanece no rim por muitos anos sem migração ou crescimento. Quando são de pequeno tamanho e o paciente nega sintomas, podem ser acompanhadas clinicamente.
Saiba como Prevenir
Saiba como prevenir através da dieta para urolitíase. Clique no botão abaixo e aprenda como se alimentar de maneira correta e evitar a formação de cálculos renais.