Reversão de Vasectomia
Reversão de Vasectomia
O que é?
Reversão de Vasectomia consiste no procedimento cirúrgico para que o paciente, submetido a vasectomia, possa ter filhos novamente de forma natural.
Na literatura mundial, a taxa de indivíduos que recorrem à reversão de vasectomia varia de 2% a 6%. Essa situação ocorre normalmente devido à troca de parceira (separação/perda) e ao deseje de novos filhos.
Como se dá o procedimento?
A reversão de vasectomia é realizada por meio de anastomose (emenda) entre os cotos do deferente ou entre o deferente e o epidídimo, com auxílio de magnificação. A permeabilidade das anastomoses microcirúrgicas e as taxas de gestação são superiores aos procedimentos realizados sem a técnica de microcirurgia e magnificação.
Fiz a reversão de vasectomia. Já posso ter filhos?
Os resultados de permeabilidade e gravidez são, respectivamente, 97% e 76%, com intervalo de obstrução de até três anos; 88% e 53% para intervalos entre três e oito anos; 79% e 44%, para intervalos entre nove e 14 anos; e 71% e 30%, para tempo igual ou superior a 15 anos.
Os fatores que influenciam o sucesso do procedimento são o intervalo entre a vasectomia e a reversão, a técnica microcirúrgica, a experiência do cirurgião e as características do fluido seminal do coto epididimário.